Estudo de Caso 1 - REPÚBLICA TCHECA

 

Em 2007, o Turismo da República Tcheca decidiu promover o país como destino turístico para o mercado brasileiro.

 

Desafios iniciais:
• Inexistência de voos diretos da República Tcheca para o Brasil
• Pouco conhecimento sobre o destino por parte do mercado - operadoras de turismo/agentes de viagens e dos passageiros finais.
• Praga parecia ser a única cidade conhecida por jornalistas brasileiros
• Dificuldades atmosféricas - invernos rigorosos

 

Nossos objetivos:
• Aumentar o número de passageiros originados no Brasil
• Tornar o destino desejável para os turistas brasileiros
• Tornar o destino conhecido pelo mercado
• Desenvolver abordagens sobre outras cidades e atrações do país como novos destinos para turistas brasileiros
• Aumentar o número de pernoites de hotel no país

 

Nossas estratégias:
• Criação de um pool de operadores turísticos
• Desenvolvimento de campanhas publicitárias regulares, cooperadas
• Famtrips regulares para os operadores turísticos
• Treinamentos constantes para agentes de viagens
• Desenvolvimento e produção de materiais impressos em Português
• Presstrips para a República Tcheca
• Serviços regulares de Relações Públicas
• Suporte de mídia

 

Nossos resultados:
No Brasil, o crescimento da República Tcheca como um destino turístico tem sido consistente ao longo dos anos. O crescimento foi, na média, entre 25% e 30% por ano. O menor número foi 15% ao ano (2009, o auge da crise econômica mundial). Em 2012, o Brasil manteve a liderança no número de visitantes latino-americanos, enviando à República Tcheca mais de 50 mil viajantes brasileiros. Isso representa 29% de crescimento, em comparação a 2011.

 

Estudo de Caso 2 - CROÁCIA

 

Uma análise do país mostra algumas dificuldades, tais como:

 

• A Croácia era pouco conhecida pelos operadores de turismo/agentes de viagens
• Vários diferentes lugares/áreas/destinos a serem promovidos
• Dificuldades operacionais
• Preocupações com o idioma
• Ligação aérea restrita

 

O Turismo Croata iniciou em 2011 o projeto para promover o país no mercado brasileiro.

Apenas algumas ações foram realizadas, tais como:

 

• Relações Públicas e Serviços de Mídia
• Promoções focada em São Paulo e Rio, para o mercado
• Sessões de treinamento
• Lançamento da ferramenta de treinamento on-line

 

Resultado imediato:
Crescimento de 51% em apenas um ano, e 22 mil passageiros brasileiros em 2012.

Estudo de Caso 3 - V4 (Visegrad 4) – Europa Central

 

O V4 - Grupo dos Quatro é composto por Hungria, Polônia, Eslováquia e República Checa, trabalhando juntos como uma marca para Países da Europa Central. Os principais desafios incluem:

 

• Promover todos os países, contudo, manter a identidade de cada qual
• Somar os benefícios da colaboração para aumentar a visibilidade


Athos vem desenvolvendo um plano estratégico desde 2009. O trabalho consiste em:
• Um presstrip por ano
• Um famtrip por ano
• Sessões de treinamento
• Participação em feiras
• Road Shows em cidades brasileiras

 

Como resultado, todos os quatro países aumentaram seus números de chegadas do Brasil (em pelo menos 10%). Hungria e Polônia constaram que o Brasil é realmente um mercado prioritário, e aumentaram suas atividades individuais.

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